quarta-feira, 9 de março de 2011

8 pequenas ações que fazem toda a diferença (parte I)

faxina1. PLANTE UMA FLOR. Cuidar de uma plantinha que viu nascer encherá você de orgulho e satisfação, e a casa de beleza. Além disso, quem gosta de bichos e plantas sabe quanto eles alimentam nossa vitalidade e capacidade de sentir ternura.
2. ACOLHA AS CRÍTICAS. Isso não significa concordar nem se submeter à opinião alheia, mas abrir-se para escutar. O comentário de quem trabalha ou vive com você pode ajuda-lo a se aprimorar. Antes de se irritar, pondere. Aproveite se for útil e descarte o que não serve.
3. ESTIMULE O SEU CÉREBRO. Atividades diferentes das habituais exercitam o sistema nervoso e favorecem a memória e criatividade. Um curso de línguas, dança, tricô ou tecnologia. O que importa é surpreender o cérebro com coisas que ele ainda não sabe nem automatizou.
4. MUDE O QUADRO. Tem uma figura deprimida no seu quarto? Uma cena assustadora na sala? Sua casa reflete quem você é ou quer ser. Troque as imagens sombrias pelas iluminadas e inspiradoras.
5. SEJA DJ POR UM DIA. Selecione suas músicas preferidas e mais animadas, grave e escute toda vez que estiver perdendo o pique.
6. USE A FEIRA COMO FARMÁCIA. Anda meio esquecida? Comer ovo alimenta a memória. Problemas de circulação? Apele para o suco de uva. Quando sentir que o resfriado vem chegando, coma amêndoas. Coma mais kiwi, ele tem 73 miligramas de vitamina C por 100 gramas. Também maçã, cada 100 gramas da fruta com casca contribui para reduzir riscos de doenças cardiovasculares. Comer duas castanhas-do-pará por dia para garantir uma boa dose de selênio. Se estiver com dor de cabeça, colocar rodelas de batata sobre a testa. Tomar chá de passiflora, que tem efeito analgésico. Para prevenir a dor de modo geral, nada melhor do que chá de melissa ou gengibre. Se estiver se sentindo para baixo, tomar chá de mulungu. Tome chá verde para prevenir doenças degenerativas.
7. CELEBRE O QUE É BOM. Um dia agradável, um almoço com uma amiga querida, um elogio que você recebeu quando menos esperava... Por que brincar apenas os grandes momentos se a vida está cheia de pequenas alegrias para festejar? Além das oficiais, crie datas especiais para comemorar. Pode ser seis meses de emprego novo, um mês de namoro, um ano desde aquela cirurgia.
8. COLOQUE-SE NO LUGAR DO OUTRO. Não há melhor receita do que essa para evitar confrontos. Antes de acusar, reclamar ou tomar uma decisão que envolva outra pessoa, considere o lado dela e tente compreender seus argumentos. Aprenda a ver o mundo pela perspectiva dos outros. Tente ver as coisas por outros ângulos, literalmente. Exercite: abaixe-se para entender como uma criança enxerga, escove os dentes com a outra mão ou suba em uma escada e perceba como sua sala parece diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário